Ouro x Bitcoin: Por que a criptomoeda se tornou mais valiosa?

Neste novo artigo, nós da Sigma vamos explorar como esse ativo digital tem se posicionado ao lado do ouro e porque ele pode oferecer vantagens únicas!

Não é novidade que o ouro sempre foi reconhecido como o ativo mais valioso. Visto até mesmo como uma reserva de valor tradicional, ele sempre atraiu pessoas que buscam segurança diante da volatilidade do mercado financeiro. Porém, nos últimos anos, um novo competidor apareceu: o Bitcoin. A criptomoeda vem ganhando todo reconhecimento e popularidade, definida até mesmo como o “ouro digital”.

Neste novo artigo, nós da Sigma vamos explorar como esse ativo digital tem se posicionado ao lado do ouro e porque ele pode oferecer vantagens únicas! 

O histórico do ouro 

Historicamente, o ouro sempre foi visto como um dos ativos mais valorizados do mundo e que mesmo durante crises econômicas mantém seu valor. Todo esse protagonismo foi consolidado por sua escassez, durabilidade e aceitação mundial há séculos. 

Assim, não é à toa que ele sempre foi o ativo preferido para quem busca proteger seu patrimônio. Porém, atualmente, muita coisa mudou no mercado. 

Bitcoin: o novo “Ouro Digital”

Desde sua criação, o Bitcoin tem atraído atenção como uma nova forma de reserva de valor, pela inovação, tecnologia e segurança. Assim como o ouro, o Bitcoin é escasso, com um limite máximo de 21 milhões de unidades que poderão ser mineradas. Essa característica torna a criptomoeda um ativo cujo valor tende a aumentar à medida que sua demanda cresce. 

Em 2020 e 2021, em particular, o Bitcoin provou seu valor ao atrair um número crescente de investidores institucionais, como empresas de tecnologia e até mesmo grandes bancos. Em muitos casos, essas instituições começaram a tratar o Bitcoin como uma proteção contra a inflação, da mesma forma que o ouro.

O Bitcoin oferece algumas vantagens sobre o ouro e a principal se trata da facilidade de transação, que pode ser feita internacionalmente em questão de minutos, sem limitações como o ouro.

Então o Bitcoin vale mais que o ouro? 

Apesar do ouro ainda ser uma reserva de valor respeitada, o Bitcoin vem ganhando cada vez mais espaço e um dos principais motivos é a crescente digitalização da economia global. Com a mudança do “online”, esses ativos digitais estão ganhando cada vez mais espaço no nosso dia a dia.

Além disso, o Bitcoin atrai uma geração mais jovem de investidores que estão mais familiarizados com a tecnologia e que, muitas vezes, enxergam o ouro como um ativo ultrapassado. 

Os retornos do Bitcoin também são relevantes, pois, enquanto o ouro tem mantido seu valor de forma estável, o Bitcoin apresentou uma valorização significativa nos últimos anos, gerando lucros e rentabilidade para aqueles que acreditam na criptomoeda.

A realidade é que o ouro e o Bitcoin podem atuar como reservas de valor. Enquanto o ouro oferece segurança e estabilidade, o Bitcoin oferece potencial de crescimento e a nova forma de se portar no mercado. 

Se você já possui criptoativos, é provável que esteja bem posicionado para aproveitar essa nova era financeira. Afinal, na era digital, de fato o Bitcoin pode muito bem ser o novo ouro.

Conheça o Sigma Bank

Soluções completas para pagamentos no seu dia a dia

Tecnologia e inovação

financeira ao seu alcance.

Cadastre-se para receber nossas novidades no seu e-mail

O Bitcoin: do surgimento à liderança no mercado de criptoativos

O Bitcoin, a primeira e mais famosa criptomoeda do mundo,...[leia+]

Bitcoin atinge novo recorde de US$ 92 mil: o mercado está em alta!

O Bitcoin está novamente nas notícias globais após ultrapassar a...[leia+]

Como planejar a sua aposentadoria com criptomoedas

Descubra como é possível criar uma reserva para o futuro...[leia+]

Bitcoin teve o melhor setembro da história e otimismo segue para restante de 2024

O ano de 2024 tem sido muito especial para o...[leia+]